Retiro AUTOCUIDADO

 

Nosso corpo é o portador de nosso maior tesouro, que é a nossa vida, nossa energia, nossa alma, e tudo nos possibilita nessa existência. Esse é um argumento por si só mais que suficiente para tomarmos inteira responsabilidade sobre o seu cuidado. Como tomar essa responsabilidade? Prestando atenção plena e qualificando aquilo que ingerimos diariamente para nutrir esse corpo; vendo como e quanto dormimos; dando a ocasião ao nosso corpo de respirar ar puro, de estar em contato com a natureza, de movimentar-se e ativar os músculos que tem; nos perguntando em qual ambiente nutrimos nossas impressões, qual é a qualidade de nossas relações, como administramos nossas emoções... Enfim, todos esses cuidados estão em nossas mãos, são de nossa inteira responsabilidade, e cuidando bem de nós mesm@s, teremos uma real qualidade de vida, com saúde física, mental e emocional, e o que é mais bonito, podendo influenciar positivamente na qualidade de vida de quem mais amamos e vive perto de nós.

 

O RETIRO AUTOCUIDADO é um impulso para despertar o amor a nós mesm@s acompanhado do autorrespeito e da gratidão por ter esse corpo para cuidar, por habitar o planeta Terra que tudo disponibiliza, e por ter entendimento para fazer escolhas.

 

O que vai acontecer?

O autocuidado se dá em várias dimensões, esta é uma oportunidade.

Serão dias de purificação física e restabelecimento da energia vital, com alimentação consciente, chás, sucos desintoxicantes e produtos agroecológicos, além de muita água de fonte.

Vários inputs e oficinas irão acompanhar a sua viagem de cuidados com o corpo, como saúde e nutrição, argiloterapia, cosmética natural, hidroterapia, fitoterapia, acupuntura, agroecologia, entre outros.

O evento é a somatória de experiências da equipe organizadora, fundamentada na orientação do Dr. Rudiger Dahlke, e no movimento da Unibiótica, Bioenergia, bio-saúde, fitoenergia e nas antigas práticas tradicionais de jejum de diferentes culturas. Tudo isso completado por inputs motivacionais do coach Veit Lindau, recentemente aplicadas em um jejum online de 14 dias nos países de língua alemã, agrupando mais de 3500 participantes.

A alimentação consciente, fundamentada em alimentos vegetais e oriundos da agricultura orgânica e familiar-agroecológica irá permear todo o evento num ambiente aconchegante e acolhedor. 

Como vai acontecer?

Através de inputs e oficinas práticas, conversas, visitas, vivência e experimentações. Será uma experiência em conjunto, de descoberta de nosso próprio poder reestabelecedor da saúde.

 

 

PRÁTICAS ABORDADAS DURANTE O EVENTO  

SAÚDE E NUTRIÇÃO

Seu corpo é um reflexo do que você come, literalmente. As suas células se alimentam do que você se alimenta. Todo o funcionamento do seu corpo é dependente dos nutrientes que você ingere. Portanto, sua saúde é diretamente relacionada com seus hábitos alimentares. Ao escolher, diariamente, os alimentos que vamos consumir estamos também escolhendo o corpo que queremos ter, e consequentemente a vida que queremos ter. Atualmente sabemos que uma dieta baseada em vegetais é a mais indicada para prevenir doenças crônicas e promover qualidade de vida , além de ser mais sustentável.

 

FITOTERAPIA

Resgata o uso tradicional de nossa abundante flora medicinal, patrimônio bioterapêutico de nossos ancestrais. Acessível à população através de publicações simplificadas, farmácias vivas, hortas terapêuticas e canteiros de plantas medicinais em hortas escolares e comunitárias. Muitas plantas têm a importante função de purificar o organismo, expelindo as toxinas, neutralizando a acidez do sangue, suprindo a falta de certos elementos nutritivos (sais e vitaminas), estimulando a ação de certos órgãos e normalizando o funcionamento de outros, entre outras tantas propriedades.

ARGILOTERAPIA

Técnica de autocuidado que está ao alcance de nossas mãos, e mais precisamente sob nossos pés. Povos como egípcios, japoneses, vietnamitas e nativos brasileiros já utilizavam a argila para a mumificaçãoa conservação de alimentos de origem animal,  e também para tratamentos terapêuticos. A argila tem enorme poder de absorção, pela carga elétrica negativa de suas partículas, enquanto o nosso corpo possui carga elétrica positiva. Isso possibilita o combate aos radicais livres, responsáveis por danificar as células boas do nosso organismo, além de inúmeros outros benefícios: alivia a tensão muscular, ativa a circulação sanguínea, colabora com a suavização das manchas na pele, regenera os tecidos, desintoxica e elimina o estresse. Pode-se verificar no uso da argila o seu efeito desinflamante, refrescante, tonificante, descongestionante, cicatrizante, calmante, desodorante e analgésico.

 

SUCOTERAPIA

Dieta especial de sucos de frutas e verduras, com elevado poder desintoxicante e alcalinizante. 

 

GERMINADOS

Nos grãos germinados todo o imenso potencial nutritivo está desenvolvido ao máximo, havendo liberação de energia, bem como de uma série de enzimas e de catalisadores que facilitam a absorção dos principais nutrientes do grão pelo organismo. Estes estão pré-digeridos e são assimilados muito facilmente pelo nosso organismo, estimulam os processos digestivos e regeneram a flora intestinal.

 

HIDROTERAPIA

Além da ingestão de água de forma abundante diariamente, também contribui para a nossa saúde a aplicação de banhos com a água em diferentes temperaturas, e também em diferentes procedimentos. Isso atinge o sistema nervoso, que vai agir sobre o sistema circulatório, produzindo efeitos positivos sobre o equilíbrio térmico do organismo.

 

ACUPUNTURA

Através de estímulos externos, em canais ou meridianos , a intenção será que flua livre e naturalmente sua energia vital. A base da acupuntura é o respeito e observação da harmonia entre o ser e o estar, homem e natureza...Yin e Yang. Sentir-se leve talvez nos pareça um tanto inalcançável, mas com base nos tratamentos orientais comprovamos a simplicidade de alcançarmos esta experiência deliciosa e duradoura.

 

COSMÉTICOS NATURAIS

 

Nossa história atual nos afastou de forma acentuada de nossa origem natural. Pouco sabemos sobre o solo, as rochas, os minerais, os componentes ativos das plantas que estão ao nosso redor, para que servem e como se utilizam para nosso bem-estar. Tudo acessamos já altamente processados. A cosmética natural é uma oportunidade de aproximação dos cheiros, essências, cores e texturas que a natureza oferece e fazer escolhas ouvindo e sentindo a nossa própria intuição e instinto, para compor a nossa botica pessoal.

Quem facilita?

Contato: eventos@mayde.com.br ou (41) 3656-4268